Biodiversidade do Cerrado

O Cerrado é uma das regiões com maior diversidade biológica do planeta, respondendo por 25% da área terrestre do país. Segundo estudos estima-se que, além de uma grande variedade de peixes e outras formas de vida, existam mais de 6.000 espécies de árvores e mais de 800 espécies de pássaros. Estima-se que mais de 40$ das espécies de plantas lenhosas e 50% das espécies de abelhas são endêmicas, ou seja, eles só aparecem na pradaria brasileira. Devido a essa extraordinária riqueza biológica, o Cerrado, juntamente com a Mata Atlântica, é considerado um dos ‘’hot spots’’ do mundo, ou seja, um dos biomas mais ricos e ameaços do planeta. O Cerrado é uma formação semelhante a uma savana que se estende por cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados na região central do Brasil e tem uma pequena quantidade de inclusão na Bolívia. O relevo mais comum é um estrato aberto, onde árvores baixas e arbustos coexistem com lençóis. No entanto, existem vários outros acidentes geográficos, desde campos lisos a formações arbóreas.

O bioma Cerrado abrange oito estados do Brasil central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal. Além de abrange oito estados, esse bioma está localizado em um grande reservatório, e a maior parte das nascentes abastece três bacias hidrológicas na América do Sul: Amazônia, São Francisco e Prata.

Existem cerca de 837 espécies de aves no Cerrado, das quais 29 são endêmicas. Das 194 espécies de animais de grande porte, 14 espécies são endêmicas. Mais de 14.000 espécies de insetos vivem no Cerrado, representando cerca de 47% da diversidade de insetos do Brasil. Por outro lado, as três bacias que compõem o Cerrado possuem faunas distintas, das quais deriva grande parte dos biomas. Segundo avaliações, existem cerca de 1200 espécies de peixes em diferentes nascentes que estão mais relacionadas com a própria bacia hidrológica do que com outras nascentes do Cerrado.

O Cerrado está localizado em uma área que conecta outros biomas como a Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Caatinga. Portanto, os animais que se deslocam entre esses biomas passarão pelo Cerrado. Estes são alguns animais típicos do Cerrado:

  • Tucano                 
  • Lobo-guará
  • Gambá                 
  • Jacaré-de-papo-amarelo
  • Onça-pintada      
  • Cachorro-vinagre

Segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado é o hotspot mais importante do país e possui importante valor ambiental. Proteger a diversidade de sua flora e fauna é uma das tarefas mais difíceis, e por isso a importância da conscientização. Este bioma é considerado uma área protegida de terras cultivadas e pastagens, por isso foi derrubado e esquecido desde a Revolução Verde em meados do século passado. Temos visto que cada vez mais áreas estão sendo transformadas em fazendas, lavouras, principalmente em plantações de cana-de-açúcar, soja e agricultura extensiva. Não há lei específica visando à proteção de forma efetiva desse bioma. Algo deve ser feito pelo nosso Cerrado, e deve começar mudando a percepção que a sociedade tem dele. O segundo maior bioma do país está clamando por ajuda.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sousa, Rafaela. ‘’Cerrado’’; Brasil Escola. Disponível em: brasilescola.uol.com.br/bra
sil/cerrado.htm. Acesso em 02 de agosto de 2021.

CBC, ICMBio. ‘’Biodiversidade do Cerrado’’; CBC ICMBio-MMA. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/cbc/conservacao-da-biodiversidade/biodiversidade.html. Acesso em 02 de agosto de 2021.

POLON, Luana. Estudo Prático. Cerrado brasileiro – fauna, flora e outras características. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/cerrado-brasileiro-fauna-flora-e-outras-caracteristicas/. Acesso em 02 de agosto de 2021.

Tags

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *