Conheça a Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros está localizada no noroeste do estado de Goiás, distante 230 km de Brasília. Tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. É caracterizada como uma microrregião, possuindo 21.337,58 km2 de área total e 62.656 habitantes, divididos em 8 municípios. Os 8 municípios que compõem essa microrregião são: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.

Mapas das Microrregiões do Estado de Goiás - IBGE
Mapas das Microrregiões do Estado de Goiás – IBGE

Aspectos Econômicos

Paisagem na GO 239 proximo a Alto Paraiso. Chapada dos Ve… | Flickr

A atividade econômica mais importante, para vários municípios na região, é o turismo, especialmente o ecoturismo. Esta atividade é bastante relevante para os municípios vizinhos ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Podemos afirmar que esta Unidade de Conservação mudou econômica e socialmente as cidades da região. Um exemplo que podemos destacar é o Distrito de São Jorge. Este pequeno povoado foi formado originalmente por pessoas que dependiam da exploração do cristal de rocha e a partir desta atividade extraíam a principal fonte de renda. A população vivia com grandes dificuldades, como a falta de emprego e o isolamento. Atualmente, São Jorge vive basicamente do turismo, que sustenta pousadas, restaurantes e a visitação em propriedades particulares, gerando emprego e levando a uma mudança significativa no perfil econômico desta comunidade. O mesmo ocorreu com a cidade de Alto Paraíso de Goiás, onde a proximidade com o Parque acarretou em um grande fluxo imigratório e um incremento das atividades imobiliárias. Outro setor importante do ponto de vista econômico da região é o da agropecuária, que apresenta o maior número total de estabelecimentos compostos em sua maioria de pequenos negócios.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.

The Chapada dos Veadeiros is a region of cerrado in the northeastern state of Goiás covering five municipalities: Alto Paraíso , Cavalcante , South Hills , St. John D’alliance and Teresina.

Referências:
https://www.ifg.edu.br/attachments/article/493/microrregiao_chapada_dos_veadeiros.pdf
https://www.melhoresdestinos.com.br/chapada-dos-veadeiros.html

Autores: Giovanna Barros, Júlia Sholl e Victor Hugo.

Tags

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *