Agentes Polinizadores e sua importância

Os animais polinizadores cumprem uma função muito importante nos ecossistemas, você sabe qual é? Para descobrir mais sobre esses agentes e como eles atuam na polinização, convidamos vocês a continuarem ler esse post, então vamos com a gente ecoamigo.

  1. O que é a polinização e o agente polinizador?

A polinização é um dos principais mecanismos de manutenção da biodiversidade. É o primeiro passo no processo reprodutivo das plantas superiores, essencial para quase todos os sistemas produtivos terrestres. A maioria dos ecossistemas, incluindo os agroecossistemas, depende da diversidade de polinizadores para manter a biodiversidade global.

Na grande maioria das espécies vegetais temos a reprodução ocorrendo de forma sexual, ou seja, ou seja, necessitamos das células femininas e masculinas para que ocorra a fecundação, mas onde estão essas células a final? As células masculinas são encontradas no pólen, e precisam ser transferidos até os ovários das flores femininas, onde ocorre a fecundação e, após esse processo, a flor torna-se um fruto com sementes.

O pólen por sua vez não consegue fazer essa transferência de forma sozinha, e precisa da ajuda de um “agente polinizador” para torná-la possível, esses agentes polinizadores podem ser insetos, outros animais e até elementos naturais, como a água e o vento.

  • Quais são os tipos de polinização?
  • Polinização direta: Quando uma mesma flor consegue colocar o pólen da flor no ovário dela mesma.
  • Polinização cruzada: O pólen de uma espécie “x” é levado ao ovário de uma flor de uma outra espécie “y”, nessa polinização os agentes polinizadores são imprescindíveis.
  • Polinização artificial: O ser humano intervém durante todo o processo e acompanha as etapas para alcançar o resultado esperado.
  • Conheça alguns dos insetos polinizadores:
  • Abelhas: Um dos agentes mais importantes na polinização, devido a desempenhar um papel relevante não só na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, mas também na produção alimentícia do ser humano, pois são encarregadas de polinizar múltiplas espécies que são cultivadas para o consumo.
  • Borboletas: Uma polinizadora noturna. A mesma extrai o néctar das flores através de aparato bucal em forma de tubo alongado, chamada espirotromba, e através disso podem transportar o pólen para diferentes flores.
  • Mosquitos: Os machos, ao contrário das fêmeas, sugam o néctar das flores e contribuem para a polinização. Só na América, são encarregadas de polinizar quase 400 espécies diferentes de plantas.
  1. Conheça alguns animais polinizadores, sem ser insentos:
  1. Lêmure: São animais polinizadores noturnos, a dieta das espécies de lêmures é variada, influi frutas, ervas, folhas, pólen e néctar, e aqueles que se alimentam de pólen e néctar constituem um elo importante no processo de polinizar, e geralmente são animais que carregam o pólen nas costas, aderidos à sua pelagem, ajudando a espalhá-lo.
  2. Lesmas: Polinizadores indiretos ao se arrastarem sobre as flores, desprendendo o pólen e o transportam para outros lugares.
  3. Morcego de nariz comprido do Sul: Alimenta-se das frutas, néctar e pólen de diferentes espécies, sendo um polinizador noturno. Além disso, contribui como dispersor de sementes.

Referências:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/52504129/artigo—20-de-maio-di a-mundial-das-abelhas – Visto em: 07 de maio de 2021.
Freitas, B.M. A vida das abelhas. Craveiro & Craveiro – UFC, Fortaleza CE. 1999 (Livro em CDROM).
Nocelli, R.C.; Roat, T.C.; Zacarin, E.C.S.; Malaspina, O. Riscos de pesticidas sobre as abelhas. In: Semana dos Polinizadores, 3., 2012, Petrolina. Palestras resumos… Petrolina: Embrapa Semiárido,2012. (Embrapa Semiárido. Documentos, 249).
https://www.peritoanimal.com.br/15-animais-polinizadores-caracteristicas-e-exemplos-23354.html%20-%20Visto%20em:%2007%20de%20maio%20de%202021.

Autores: Jefferson Veras, Arielly de Souza, Vinicus Tambellini e Beatriz Araújo.

Tags

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *